Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Suplementação

Este Sábado fui até ao Porto fazer o Curso de Nutrição Desportiva. Sempre adorei esta área da nutrição, é sem dúvida a que mais me fascina e que mais me preenche. Pena que em Portugal esteja tão pouco desenvolvida e se dê tão pouca importância. Não se tem a noção da importância de um nutricionista em clubes, mas sem dúvida pode-se marcar a diferença, nada como os atletas de alta competição serem bem alimentados para ter uma alta performance. Hoje em dia dá-se demasiada à suplementação e está mais que provado que a suplementação o que tem, acima de tudo ,é um grande efeito psicológico. Claro que há alguns provados cientificamente, mas poucos muitos poucos, e o que se vê à nossa volta é uma grande indústria de suplementação a conseguir vingar nos mercados. Outra coisa que não se sabe é que cerca de 15 %  dos suplementos são contaminados por substâncias ilícitas  e se algum atleta consome esses suplementos acusa positivo no controlo de dopping temos este exemplo, este, e  muitos mais.
Apenas estes suplementos estão provados que tem eficácia, todos os outros são apenas produtos de marketing. E se estão provados que não tem efeito e se fazem é porque realmente poderão estar contaminados com outras substâncias ilegais como nandrolona e testosterona, esteróides anabolizantes.(mais informação)
Portanto como nutricionista é o meu dever alertar para isto, cuidado com esses "suplementos milagrosos", há muita gente interessada em vender suplementos tanto personal trainers como nutricionistas, muitos ganham comissões em prescreve-los, muitos são "enganados" pela indústria e pelas suas promessas. Antes de tomar alguma coisa informem-se, pesquisem e não nos sites que estão a comprar os produtos, claro que esses vão dizer que são espectaculares. 

Sem comentários:

Enviar um comentário